terça-feira, 22 de abril de 2014

Dicas sobre fichários

Quem é que nunca quis fazer um fichário super personalizado com aquela estampa preferida?
Quem é que não quer organizar tudinho de forma super prática e com muita elegância?
É tudo que a gente quer, né não?
Pois bem, fazer um fichário é super simples!! Não tem mistério! É só caprichar no acabamento e colocar a ferragem "D" na posição correta! Simples assim! =)
Pra começar defina o tamanho que você quer o seu fichário e depois escolha as suas estampas preferidas. Prepare os tecidos e corte o papelão (capa, contra-capa e lombada). A altura da lombada vai depender da altura da ferragem que você usar. Lembre-se de colocar tecido na parte interna da lombada, pois fica mais resistente do que colocar papel, já que é abre-e-fecha muitas vezes! Veja as fotos abaixo!
Se o fichário for grande use um papelão mais grosso, de pelo menos 3mm de espessura. Pra reforçar a capa vc pode fazer o acabamento interno com tecido! Fica super lindo!
Tchanans!! Chegou a hora de fixar a ferragem metálica. Eu particularmente recomendo a ferragem com argolas em "D" pois só com elas as folhas ou os refis plásticos ficam sempre alinhados! Para tal vc deve prestar atenção quando for fixá-la no fichário. A parte curva da ferragem sempre deve ficar voltada para dentro - voltada pra lombada - e a parte reta voltada para fora. Com a parte reta voltada para fora suas folhas ficam sempre alinhadas!!! Eba!
Muita gente coloca a parte reta para dentro, mas tá errado, viu?
Para fixar a ferragem vc vai precisar de rebites. A melhor forma de coloca-los é usando um balancim (e uma matriz específica). Fica perfeito!
Dá uma espiada nas fotos abaixo e vem tentar fazer o seu! Boa sorte!   
E.MAIL PARA CONTATO: viva.madeira@gmail.com

Viu só?? Dá trabalho mas não tem mistério! É muito fácil!!
Esses dois foram os últimos fichários ViVá Studio.
A partir de agora, os fichários e os álbuns com refis plásticos, estão fora de produção.
Um é da Kátia e o outro da Bruninha!
Um beijo e uma ótima semana,
Gabi
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário