quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Receita: Trufas do bem!


E vamo que vamo!!! Oi, Outubro!
Receitinha fácil-fácil, nível moleza! Pá-pum, fica pronta rapidinho!
TRUFAS DO BEM
Rende aproximadamente 20-24 bolinhas.
Você vai precisar de: 
2 colheres de sopa de cacau em pó puro (100%, sem adição de açúcar)
3/4 de xícara de resíduo de coco* ou 1/2 xícara de coco ralado fresco
1 xícara de castanha de caju (sem sal)
8 tâmaras frescas (sem caroço)
1 pitada de sal rosa
1/2 colher de chá de extrato de baunilha CASEIRO (é opcional, mas eu recomendo!)
Cacau em pó e coco ralado fresco para passar as bolinhas.
Forminhas de papel
Processador de alimentos

* O resíduo de coco é aquilo que sobra depois que você faz o leite de coco natural. Mas você não joga fora. Pode usar pra fazer bolos e essa receita!!! O leite de coco é uma opção de leite vegetal muito mais saudável e saborosa do que o leite de origem animal. O resíduo de coco é rico em fibras e o leite de coco é rico em gordura boa. Bom, mas se você não tiver, pode substituir por 1/2 xícara de coco ralado fresco, igualmente saudável!!

NOTAS:
1. Se as tâmaras estiverem muito secas deixe-as de molho em água morna por pelo menos 30 minutos antes de fazer a receita. Escorra bem antes de adicioná-las no processador. E não se esqueça de retirar o caroço.
2. Caso você não encontre as tâmaras frescas dá pra fazer também com passas, mas o sabor é outro! Aqui em BH você encontra as tâmaras frescas no Sacolão Lisboa ou no Verdemar. As tâmaras frescas são divinamente doces. Perfeitas. São elas as responsáveis pela doçura das trufas do bem!
3. O cacau em pó 100% e de boa qualidade você encontra na Empório Nutri aqui em BH, por um preço bem amigo! Infelizmente o cacau de boa qualidade não tem mais lá!! Agora só na internet, eu achei nas Lojas Santo Antônio!
4. Se você não tiver processador dá pra fazer no liquidificador, só vai dar um poquito mais de trabalho.

Como faz?
Simples assim: Triture as castanhas no processador até obter uma farinha. Em seguida adicione as tâmaras, o extrato de baunilha, o cacau e a pitada de sal rosa e triture novamente. Adicione o resíduo de coco e bata mais um pouco até obter uma massa compacta e úmida. Tá pronto! Faça bolinhas - não precisa untar sua mão! - e em seguida passe as bolinhas no cacau ou no coco ralado! Delícia! Juro.

Notas:
Gente, eu sei que os ingredientes usados não são tão baratos e alguns deles são mais difíceis de achar, né? Mas de vez em quando dá pra fazer e matar aquela vontade de um docinho!! ♥ ♥ ♥
Nos meus passeios pelo mundo da culinária vegan-natural eu já vi muita coisa legal, desde de brigadeiro com biomassa de banana verde até docinhos com aipim! Mil possibilidades e muita criatividade! São versões bem mais em conta e fáceis de achar/fazer! Assim que eu testar eu conto pra vocês!
Beijo-beijo!!!

NOTA: Quem tiver interesse nesse assunto eu recomendo um livrinho massa da Sônia Hirsch, Sem açúcar, com afeto e quem quiser assista também a esse filme, Fed Up**.
**Tem no netflix!
E.MAIL PARA CONTATO: contato.vivastudio@gmail.com
 

2 comentários: